Para visualizar este site correctamente necessita do Flash PLayer 10! transferir
idioma/language
Percursos Pedestres

Inspire, encha o peito de ar puro e percorra um dos Percursos Pedestres (PR) criados em plena harmonia com a natureza e a obra do Homem. No nosso território existem sete Percursos Pedestres criados para garantir a segurança e tranquilidade dos pedestrianistas. Esta rede de caminhos e trilhos tem vindo a ser elaborada e reabilitada com especial cuidado, colocando à sua disposição o usufruto de paisagens incríveis e lugares de rara beleza.

 

Percursos Pedestres:

  • PR1 Pedras Moinhos e Aromas de Santiago. Desfrute de um percurso circular, que alia o património monumental ao natural, a Igreja de Soalhães e a Serra da Aboboreira, com os seus moinhos de água. Localização: Freguesia de Soalhães, junto à igreja paroquial.

  • PR2 Dois Rios, Dois Mosteiros. Desfrute de um percurso linear entre os rios Tâmega e Douro e os mosteiros de Santa Maria de Vila Boa do Bispo e São João de Alpendorada, com passagem pelo Castro de Arados. Localização: Freguesia de Vila Boa do Bispo, junto à igreja do Mosteiro de Vila Boa do Bispo.

  • PR3 Caminho do Rio - Do Douro à Serra. Desfrute de um percurso linear entre a Serra de Montedeiras e o rio Douro. Localização: Freguesia de Sande e S. Lourenço do Douro, junto ao parque de merendas de Montedeiras.

  • PR BAO/MCN/AMT 4 - Trilho dos Dólmens. Desfrute de uma pequena rota circular, com 11 km, que invoca sobretudo ao turismo de natureza e patrimonial. Permite a contemplação de diversas manifestações da vida e a visita a alguns dos dólmens, que fazem parte do conjunto megalítico da Serra da Aboboreira.

  • PR5 Caminhos de Canaveses. Desfrute de uma pequena rota circular que alia o património histórico e natural, a igreja de Santa Maria de Sobretâmega, a Rua Direita (classificada como Aldeia de Canaveses) e o rio Tâmega. Localização: Freguesia de Sobretâmega, junto à igreja de Santa Maria de Sobretâmega.

  • PR6 Caminhos de Tongobriga. Desfrute de um percurso circular, de 8 Km, que alia o património histórico, natural e gastronómico, nomeadamente a igreja de Santa Maria do Freixo, a aldeia e cidade romana de Tongobriga, os moinhos e a Casa que fabrica os centenários Doces do Freixo. Localização: Freguesia do Marco, lugar do Freixo, junto às portas de Tongobriga.

  • PR7 Aldeias e Margens do Rio Ovelha. Desfrute de um percurso circular, de 13,7 Km, que alia o património histórico, natural e paisagístico, nomeadamente o lindíssimo rio Ovelha com os seus moinhos e quedas de água. Localização: Freguesia de Várzea, Aliviada e Folha, junto à igreja de Várzea da Ovelha.