Para visualizar este site correctamente necessita do Flash PLayer 10! transferir
idioma/language
Museus

MUSEU MUNICIPAL CARMEN MIRANDA

 


O Museu Municipal do Marco de Canaveses foi criado por deliberação municipal de 8 de Novembro de 1952 e instalado em 1963, nas arcadas do Jardim Municipal. Depois, desde de Agosto de 1970 até 1981, ocupou três salas da antiga Escola Primária Conde de Ferreira, junto à Câmara Municipal.

Em 1981, o acervo foi transferido para uma das antigas Casas dos Magistrados na Alameda Dr. Miranda da Rocha.
Ainda nos anos 80, acolheu algumas ofertas da comunidade brasileira que depositaram peças alusivas a Carmen Miranda, passando, desde então, a adoptar a designação Museu Municipal Carmen Miranda.
Actualmente o Museu Municipal Carmen Miranda integra três núcleos fundamentais: acervo museológico composto por um conjunto de colecções - pintura, escultura, numismática, arte sacra, etnografia; Sala Carmen Miranda, tomando como referência esta ilustre marcoense que marcou indelevelmente o nome do Marco de Canaveses e de Portugal, no panorama cinematográfico e musical. Esta sala reúne o espólio recolhido até ao momento, alusivo a esta artista, que a Câmara Municipal tem procurado aumentar através da realização do Prémio Carmen Miranda e Concurso de Expressão Plástica Carmen Miranda, entre outras iniciativas.
O Museu Municipal Carmen Miranda integra ainda o denominado Espaço Arte, vocacionado para exposições temporárias das mais variadas correntes artísticas, ou temáticas.

 

MUSEU DA PEDRA

 


O Museu da Pedra do Marco de Canaveses, inaugurado em 6 de Setembro de 2009, celebra o granito e o labor das gentes que fazem, desde tempos imemoriais, da extracção, transformação e comercialização da pedra o garante da sua sustentabilidade económica e um dos principais motores de desenvolvimento do Concelho do Marco de Canaveses, e em especial do Baixo-Concelho.
Os visitantes têm à sua disposição três núcleos distintos desenvolvidos num diálogo vivo:

"O Homem e a Pedra", "A Pedra nas Artes" e "A Pedra e o Desenvolvimento Local".


Note-se, também, que o Museu da Pedra do Marco de Canaveses está integrado no "Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal". Um projecto de colaboração, promoção e dinamização que engloba Museus, Fundações, Centros de Ciência Viva, Geoparques e Universidades numa lógica de "museu aberto".

Desdobrável 1

Desdobrável 2

 

 

MUSEU DO MENINO JESUS

 


MUSEU DO MENINO JESUS no Santuário do Menino Jesus de Praga, em Avessadas - Marco de Canaveses deve-se exclusivamente às doações dos seus devotos e amigos.

Dar um lugar condigno, preservando-as de qualquer degradação e divulgar a sua existência com exposições permanentes e outras temporárias foi sempre o grande objectivo deste Santuário dedicado à infância do Menino Jesus de forma a tornar mais agradável e proveitosa a visita dos peregrinos, amigos e visitantes.

Para acolher as exposições procurou-se unir a qualidade e beleza da concepção à simplicidade das soluções reciclando todo o material possível.

Horário de Funcionamento

Domingo das Bênçãos: 10h00 - 12h00 / 14h00 - 16h00
Outros horários: Sob marcação

Para marcação de visitas ou mais informações pode usar os seguintes contactos:

Telefone: 255 538 150

E-mail: avessadas@carmelitas.pt

 

 

MUSEU DO VINHO E DO LINHO

 


Visite a freguesia de Maureles e a sua Casa da Cultura Popular, propriedade do Centro Cultural e Recreativo de Maureles - Rancho Folclórico de Santa Maria de Maureles.
No seu interior poderá visualizar, para além de um espaço dedicado à cultura do vinho, o mais atraente e mais completo espaço museológico alusivo ao linho que existe no País. As peças que serviram para o manusear aparecem ilustradas através de sugestivos vídeos em que intervêm artesãs experimentadas na sua confecção, envergando trajes tradicionais de trabalho segundo os modelos da época.Os espaços museológicos serão abertos ao público, todos os dias da semana, incluindo sábados e domingos, através de marcação prévia, de acordo com o seguinte horário:

Das 09 às 12,30 e das 14,00 às 18,00

As marcações poderão serão efectuadas da seguinte forma:


Telemóvel - 911135771

Email - ccpdemaureles@gmail.com / joaquimartursilva@gmail.com