Para visualizar este site correctamente necessita do Flash PLayer 10! transferir
idioma/language
XII Concurso de Vinhos da Rota do Marco

A XII edição do Concurso de Vinhos da Rota do Marco, decorreu hoje, dia 16 de Julho de 2010, na Casa do Outeiro, Quinta de Tuías e contou com a participação de quinze produtores e engarrafadores do concelho do Marco de Canaveses.

Seguindo, de resto, o principio da singularidade de uma tradição que se impõe há já mais de uma década, o Concurso de Vinhos da Rota do Marco define-se pelo prestígio (re)conhecido, sublimando aromas e sabores que não passam despercebidos à prova atenta dos especialistas, que elegem todos os anos os melhores vinhos produzidos a partir das castas autóctones, confirmando a crescente melhoria qualitativa dos Vinhos Verdes. Neste que viria a ser o mais importante evento vitivinícola do Concelho, estiveram presentes quinze vinhos verdes brancos, que se vão afirmando num mercado cada vez mais exigente e competitivo.

A XII edição do Concurso de Vinhos da Rota do Marco, decorreu hoje, dia 16 de Julho de 2010, na Casa do Outeiro, Quinta de Tuías e contou com a participação de quinze produtores e engarrafadores do concelho do Marco de Canaveses.

Num desafio apelativo para elegerem os três vinhos vencedores, Jorge Queiroz, José Tojeiro , José Pinheiro, Filipe Ribeiro e Victor Vítor destacaram - Quinta do Burgo - 2009 apresentada por António Monteiro de Miranda ( Gouveia, Várzea de Ovelha e Aliviada - Marco de Canaveses) - 1º Classificado; Quinta da Herdade 2009 apresentada por Quinta da Herdade, Lda. (Tuías. Marco de Canaveses)- 2º Classificado e Pecado Capital 2009 apresentada por José Armindo Moreira Ferraz (Vila Boa de Quires, Marco de Canaveses)- 3º Classificado.

Referiram que "a prova esteve a par das expectativas e que há, de facto, vinhos muito bons".

O Presidente da Câmara Municipal, Dr. Manuel Moreira, agradeceu ao Presidente da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, Dr. Manuel Pinheiro, a sua presença na XII edição do Concurso de Vinhos do Marco, sublinhando o papel importante da CVRVV para a nossa Região e para os produtores de Vinho, agradecendo ainda a todos os produtores da Rota dos Vinhos do Marco pelo trabalho, pela dedicação e pelo amor - ingredientes essenciais que fazem dos nossos vinhos bons néctares para acompanhar a boa gastronomia da do Marco.

Manuel Moreira terminou a sua intervenção, "sublinhando beleza ímpar do nosso concelho, uma verdadeira janela panorâmica sobre os vinhedos férteis, montanha e rios numa simbiose plural, traduzindo uma das paisagens mais apelativas, numa atracão de esplendor visual onde, afinal, se produzem vinhos muito bons".

Por seu lado, o Presidente da Comissão de Viticultura, Dr. Manuel Pinheiro, mostrou-se agradado com o trabalho desenvolvido no seio da Rota dos Vinhos do Marco, referindo-se à sinalética que permite o fácil acesso às Quintas e ao Concurso de vinhos que, de forma consistente, reúne os Produtores do Concelho para premiar e promover os vinhos produzidos na Região Demarcada dos Vinhos Verdes.

Por fim, referia o enoturismo como factor assertivo na dinamização das Rotas de Vinhos e do património arquitectónico, cultural e gastronómico, um sector onde muito há ainda a fazer.

 

 

Veja as fotos na Galeria Multimédia