![]() | |
A mesma pedra com que o Homem, desde sempre, teve uma relação de proximidade, desde a pedra lascada, há mais de dois milhões de anos, tornando-se o mais longo instrumento da vida humana, com importância crescente, até à actualidade.
A mesma pedra que encontramos no património e na beleza arquitectónica do nosso Concelho. Encontrámo-la, entre outras, na cidade de Tongóbriga, na Estação Arqueológica do Freixo, no Castro de Arados e no Mosteiro de Alpendorada, nas Obras do Fidalgo em Vila Boa de Quires, na Ponte Duarte Pacheco, no Torrão, e nas nossas belíssimas igrejas, onde se inclui igreja de Santa Maria, projectada pelo Arquitecto Siza Vieira, verdadeira jóia da arquitectura religiosa contemporânea que atrai, anualmente, ao nosso Concelho milhares de visitantes de todo o mundo.
Este Museu da Pedra do Marco de Canaveses, presta homenagem e testemunha o árduo trabalho e a arte de todos aqueles que, desde tempos remotos, fazem da extracção, transformação e comercialização do granito o seu ganha-pão.
Estão expostos os elementos essenciais ligados à pedra, desde a sua composição mineral, utilização pelo homem para os mais diversos fins, ferramentas de trabalho, aplicações ao nível artístico e a sua importância para a sustentabilidade da economia e desenvolvimento local.
